quinta-feira, 4 de março de 2010

Um convite muito esperado, minha defesa... (registro de blog)

AMBIENTALIZAÇÃO E POLITIZAÇÃO DO CONSUMO E DA VIDA COTIDIANA: UMA ETNOGRAFIA DAS PRÁTICAS DE COMPRA DE ALIMENTOS ORGÂNICOS EM NOVA FRIBURGO/RJ

BANCA:

Profa. Dra. Fátima Portilho (CPDA/UFRRJ) - orientadora
Prof. Dr. John Wilkinson (CPDA/UFRRJ)
Profa. Dra. Lívia Barbosa (CAEPM/ESPM)

DATA: 08 de março de 2010
HORÁRIO: 9h 30min
LOCAL: Sala de defesas do CPDA/UFRRJ
ENDEREÇO: Av. Presidente Vargas, 417, 6º andar – Centro – Rio de Janeiro – RJ

RESUMO

As práticas que podem caracterizar uma possível ambientalização e politização do consumo surgem com a percepção do impacto dos padrões e níveis de consumo no meio ambiente global. Com isso, a partir da década de 1990, determinadas práticas de consumo passaram a ser reconhecidas como sendo social e ambientalmente responsáveis. A pesquisa teve como objetivo geral refletir sobre os processos de ambientalização e politização do consumo e da vida cotidiana no âmbito da sociedade brasileira contemporânea, enfatizando o multifacetado campo da alimentação. Desta forma, as práticas de compra de alimentos orgânicos, especialmente daqueles indivíduos que não estão organizados coletivamente em movimentos sociais configuraram o objeto de pesquisa. A principal justificativa para seu desenvolvimento era a lacuna existente nas ciências sociais brasileiras no que se refere aos estudos sobre as perspectivas dos consumidores enquanto atores sociais e os diferentes usos que fazem de suas práticas de consumo, em especial seu uso político. Os problemas centrais incluíam questões como: as práticas de compra de alimentos orgânicos são percebidas e experimentadas pelos consumidores como uma forma de ação política? De que maneiras os consumidores lidam com os discursos e cobranças de responsabilidades pela crise ambiental? Ao procurar respondê-las, através de uma etnografia das práticas de compra de alimentos orgânicos na cidade de Nova Friburgo/RJ e da realização de entrevistas em profundidade com consumidores, a pesquisa identificou um aumento da autonomia política individual no encontro das esferas pública e privada que se dá no campo do consumo. A compra de alimentos orgânicos é percebida e utilizada como um repertório de ação política “romântico-individualista” na esfera pública. Estas práticas se mostram capazes de alimentar pontes com a cidadania, abrindo possibilidades para a emergência de novos períodos de engajamento coletivo em um contexto de reflexividade social e sociedade de risco global.

Palavras-chave: Ambientalização e Politização do Consumo, Práticas de Compra, Alimentação Orgânica

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO I – OS ALIMENTOS ORGÂNICOS NAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS

1.1. Mercado
1.2. Movimento social de agricultura alternativa
1.3. Certificação
1.4. Imaginário dos consumidores de orgânicos
1.5. Tendências alimentares e consumo de alimentos orgânicos
1.5.1. Medicalização
1.5.2. Saudabilidade
1.5.3. Valorização de origem
1.5.4. Gastronomização

CAPÍTULO II - AS PRÁTICAS DE COMPRA DE ALIMENTOS ORGÂNICOS

2.1. Consumo: “caixa preta”dos estudos sobre cadeias agro-alimentares
2.2. Consumo e teoria das práticas
2.3. Esfera individual e multiplicidade de práticas
2.3.1. Comunicação, marcação social e hostilidade cultural
2.3.2. Resistência, revanche e vingança: uma produção escondida
2.3.3. Amor e devoção: compras como rituais de sacrifício
2.4. O trabalho de campo: observação participante
2.5. Etnografia das práticas de compra: descrição densa
2.5.1. Feiras
2.5.2. Venda direta
2.5.3. Supermercados

CAPÍTULO III - AMBIENTALIZAÇÃO E POLITIZAÇÃO DAS PRÁTICAS DE CONSUMO

3.1. Neo-modernismo
3.2. Ciclos do comportamento coletivo
3.3. Consumo e cidadania
3.4. Reflexividade social e crise ambiental
3.5. Um novo ingrediente: políticas na mesa da cozinha?
3.5.1. Especificidade política
3.5.2. Campo retórico
3.5.3. Limites da politização entre consumidores de orgânicos
3.6. Nexos das práticas de compra de alimentos orgânicos
3.6.1.Auto-atribuição de responsabilidades socioambientais
3.6.2. Ação política

CONCLUSÕES

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANEXOS

Anexo A - Localização geográfica e divisão distrital de Nova Friburgo/RJ
Anexo B – Consumidores de alimentos orgânicos observados nos locais de aquisição
Anexo C – Roteiro de entrevista
Anexo D – Fotos do trabalho de campo

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